Luvinhas de bébé

A pedido de várias famílias (não é, Cat? eheh), fica aqui o passo-a-passo de umas luvitas tamanho XXXS :S De onde adaptei dizia para 0 a 4 meses... Fiz para a catraia que tem 4 anos e tive de adaptar em algumas partes. A explicação vou fazê-la toda utilizando apenas uma cor. Claro que para usarem mais do que uma cor, só têm de partir a lã onde pretendem e começar com outra cor qualquer. Então é assim: - Fazem uma correntinha com 28 malhas.
Photobucket - Fecham na 1ª malha da corrente com um ponto baixíssimo (enfiam a agulha, puxam fio e rematam logo sem dar mais laçadas).
Photobucket - Durante 5 carreiras, trabalhar sempre à volta em ponto baixo, sem aumentar malhas.
Photobucket Photobucket - A partir daqui o trabalho divide-se para o polegar e o resto da mão: trabalhar 8 malhas em ponto baixo e fechar com ponto baixissimo no 1º ponto desta carreira.
Photobucket Photobucket - Na volta seguinte (ainda no polegar) aumentar 2 malhas (podem fazer, por exemplo, 4 pontos baixos, no ponto seguinte fazem 2 pb no mm buraco, fazem mais 2 pb, 1 em cada buraco e dp fazem 2 pb no mesmo buraco e terminam os pontos que ainda tiverem por fazer (nesta volta têm de ficar com 10 malhas).
Photobucket - Na volta seguinte, fazem exactamente o mesmo: acrescentam mais 2 malhas, o que significa que terminam esta volta com 12 malhas (esta volta tb é em ponto baixo!). - Na volta seguinte, fazem do seguinte modo: 1 pb ponto sim, ponto não. Isto significa que já estão quase a terminar o polegar. Não se preocipem q não ficam buraquitos. - Na volta seguinte, repetem o processo: 1 pb, malha sim, malha não. - Cortam a lã, rematam e largam o polegar da mão :D
Photobucket - Agora pegam a lã em qualquer parte das malhas reservadas para o resto da mão e vão fazendo. Se se recordarem, deixámos 20 malhas, mas eu vou precisar de 22... Como? Vejam a seguir.
Photobucket - Quando chegam perto do polegar, se fizerem a malha imediatamente a seguir, a luva vai ficar com um buraquito ali. Para o evitarem, vão buscar a 1ª malha do polegar e a última. Têm de terminar a carreira com 22 malhas, sempre em ponto baixo.
Photobucket Photobucket - Façam mais 4 carreiras de ponto baixo, sem aumentar vez nenhuma.
Photobucket - Depois das 4 carreiras anteriores, fazer as diminuições como se fez para o polegar: 1 ponto baixo, malha sim, malha não.
Photobucket - Com a agulha, vão unindo os dois lados, cortam a lã e rematam.
Photobucket Photobucket - Agora vamos fazer o punho, por isso se quiserem, é uma boa altura para mudar de cor. - Pegam na lã e vão fazendo pontos baixos na corrente do início, mas do lado oposto ao da luva. Aqui como não há aumentos, terão de fazer 28 pontos baixos.
Photobucket - Fazem mais uma carreira de ponto baixo e a carreira seguinte façam deste modo: 4 correntes para subir (conta como um ponto alto e uma corrente), deixam um ponto por fazer e no outro ponto a seguir fazem um ponto alto e uma corrente. Estão a ver a ideia? 1 ponto alto, malha sim, malha não. Entre cada ponto alto, fazem 1 corrente, senão começa a afunilar e depois a mão não entra.
Photobucket Photobucket - Última carreira: será o picot da luva, que é como quem diz, o acabamento. *1 pb; 2 corrente; repetir desde * em todas as 28 malhas da carreira anterior. Não deixam nenhuma malha por fazer. Vão ficar uns "piquinhos" entre cada ponto baixo.
Photobucket Ficam assim:
Photobucket Na carreira de pontos altos, podem passar fita ou correntinha feita de lã.
Como não tenho babies.... estão vão para a madrinha do http://agulhasplosares.blogspot.com/ :D Espero que gostes! Eu sei... só com blá blá blá pode ser complicado.
Já fiz uma das luvas para ter a certeza que ficava bem, amanhã faço a outra e vou tirando fotos, ok? Beijos!

Comentários

  1. Que fofura... ficaram um encanto... pena eu saber nada de tricot! :(

    Beijos

    Cláudia

    ResponderEliminar
  2. oiii, gente, dá pra copiar sim, é só selecionar tudo e apertar junto Ctrl + C e depois ir onde quer copiar e apertar junto Ctrl + V.
    Boa sorte!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Tem uma sugestão, dúvida ou apenas vontade de escrever? Força!

Mensagens populares